Automação de Processos na revolução dos Processos Empresariais
A automatização robótica de processos (RPA, do inglês Robotic Process Automation), um software, está a revolucionar a forma como os processos empresariais são executados. Neste artigo, vamos abordar o que é a RPA, os seus benefícios e a forma como as empresas a podem utilizar com sucesso.
O que é a Automatização Robótica de Processos (RPA)?
A RPA envolve a criação, a implementação e a gestão de robôs de software com o objetivo de imitar as interações humanas com o software e os sistemas digitais. Estes robôs conseguem executar um vasto leque de ações predefinidas, incluindo a realização de determinadas sequências de toques no teclado, compreender os elementos no ecrã, entre muitas outras. A principal vantagem da RPA é que, ao contrário dos humanos, os robôs não precisam de fazer pausas e não cometem erros, o que resulta num aumento da eficiência e da produtividade.
Benefícios da RPA para as empresas
A RPA pode proporcionar uma série de benefícios para as empresas, incluindo:
Divisão do trabalho entre software e colaboradores: sem RPA, os colaboradores executam tudo manualmente. Algumas tarefas têm necessariamente de ser realizadas por humanos, no entanto, existem outras que são naturalmente repetitivas e desgastam a pessoa. Contudo, agora que a RPA veio para ficar, as empresas têm ainda mais facilidade na divisão das tarefas entre robôs e colaboradores, consoante as capacidades de cada um. Em poucas palavras, software em conjunto com a pessoa acabam por fazer as tarefas em que são verdadeiramente importantes. Desta forma, a produtividade geral aumenta em grande escala.
Precisão de dados consistente: por muito bom que alguém seja a fazer cálculos, é uma tarefa bastante propensa a erros. As imprecisões nos dados são difíceis de corrigir, uma vez que tendem a ser identificadas muito depois de os erros de cálculo serem efetuados. Quando estes cálculos são automatizados, não existe lugar para erros, o que assegura a total precisão de dados. A melhor parte da automatização é que permite garantir uma precisão consistente.
Redução do tempo de processamento e dos custos associados: quando os colaboradores gastam demasiado tempo em tarefas repetitivas, é normal que cometam erros. Além disso, a realização de tarefas repetitivas durante longos períodos tende a gerar atrasos no tempo de processamento, o que resulta no aumento dos custos. No entanto, a automatização acelera drasticamente o tempo de processamento e, ao mesmo tempo, reduz a probabilidade de erro. Por isso, se o seu objetivo for reduzir os custos de processamento, não existe atualmente melhor solução no mercado do que a Automação de Processos.
Gestão de maiores volumes de trabalho, sem esforço: imagine que a sua empresa tem um pico no volume de encomendas. Neste caso, se a sua empresa não se tiver adotado tecnologia de automação, divide os seus colaboradores por mais turnos ou tem de contratar trabalhadores temporários para ajudar. Por outro lado, com a Automação de Processos, o pico no número de encomendas não será um problema, uma vez que pode ser ajustada para gerir qualquer volume de trabalho.
Melhor experiência do cliente: os colaboradores podem sentir-se assoberbados quando têm de se focar em tarefas repetitivas e nos clientes, o que poderá levar a uma má experiência do cliente. No entanto, se as tarefas repetitivas estiverem a cargo de software, os colaboradores podem focar-se na resolução dos problemas dos clientes, o que deverá resultar num melhor tempo de resolução e numa maior satisfação geral do cliente.
Dicas para as empresas aplicarem a RPA com sucesso
Apesar dos potenciais benefícios, a RPA pode ser ineficiente se for implementada de forma incorreta. Para garantir o seu sucesso, as empresas devem proceder da seguinte forma:
- Compreender totalmente o processo que será automatizado, incluindo a identificação, avaliação e documentação do mesmo;
- Depois de automatizar um processo, testar e validar para assegurar que a RPA está a produzir os resultados pretendidos;
- Optar pela automatização incremental, uma vez que a implementação da RPA requer muito tempo e muito investimento;
- Na fase inicial, será melhor começar por automatizar processos com a ajuda de ferramentas e soluções “prontas a usar”;
- Ouvir as recomendações da equipa de TI para identificar os processos que devem ser automatizados;
- Considerar a viabilidade económica da RPA antes de a implementar, realizando uma análise profunda dos custos e dos benefícios que trará para a empresa.
Se aplicar todas estas dicas, verá que a RPA gerará os resultados que pretende. Se ainda não tem a certeza de que esta tecnologia é certa para o seu negócio, veja na prática, contacte a nossa equipa e peça uma demonstração.
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