Benefícios da implementação de CRM na indústria do retalho

A satisfação do cliente é uma métrica fundamental para o comércio de retalho porque gera ações como a recompra, que frequentemente resultam numa maior receita ao longo do tempo.

Um sistema de CRM pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e levar os clientes a deixar mais críticas positivas. Também ajuda a monitorizar o progresso de cada transação efetuada, para saber o que funciona melhor para o seu negócio.

Se pretende aumentar o nível de satisfação do cliente, a implementação de um sistema de CRM pode ser uma grande ajuda. No entanto, existem muitas outras vantagens associadas. Continue a ler o artigo para ficar a saber como um sistema de CRM pode ser benéfico para o comércio de retalho.

Maior produtividade de vendas

Um sistema de CRM pode ajudar a aumentar a produtividade de vendas ao reforçar a precisão da projeção de vendas. Também pode ser utilizado para monitorizar os objetivos comerciais. Permite ainda monitorizar os canais de vendas, a atividade e as métricas de desempenho do negócio.

Maior aumento da receita

O benefício mais importante de um sistema de CRM é o facto de ajudar a identificar e a dar prioridade aos clientes mais rentáveis. Para isso, basta utilizar a análise de dados, a qual reúne informação sobre o que os seus melhores clientes estão a fazer, o dinheiro que gastam e as preferências que estão a demonstrar. Pode, depois, utilizar esta informação para desenvolver novas estratégias para reter os clientes existentes e gerar ações como a recompra.

A segunda maior vantagem de implementar um sistema de CRM é o facto de permitir assegurar a recompra por parte de clientes existentes, uma vez que pode focar-se em providenciar um melhor atendimento ou em facilitar e melhorar a experiência de compra (por exemplo, ao assegurar períodos de entrega mais curtos).

Maior retenção de clientes

A retenção é um fator fundamental para o comércio de retalho. É, em simultâneo, mais económica e mais rentável do que a aquisição de novos clientes. Uma das formas de medir a taxa de retenção é ao analisar o número de pessoas que não abandonaram o seu negócio nos últimos seis meses. Quanto mais tempo um cliente se mantiver fiel ao seu negócio, maior será a hipótese de fazer compras no futuro… o que significa ainda mais receita!

Maior precisão da projeção de vendas

Um sistema de CRM é importante para ajudar as empresas de retalho a compreender melhor os seus clientes, permitindo prever o seu comportamento. Por sua vez, isso ajudará a planear o seu inventário e a sua equipa com mais precisão. Por exemplo, se um cliente gostar de um determinado produto, mas não o comprar com muita frequência, pode estar a acontecer que esse produto não está exposto em número suficiente nos expositores de uma loja em particular ou o cliente pode simplesmente não saber o grau de qualidade desse produto (sendo este um problema recorrente). Ao saber esta informação sobre as preferências e os hábitos de compra dos seus clientes, é mais fácil para si, enquanto vendedor, assegurar que cada artigo é apresentado a todos os clientes que podem ter interesse em algo semelhante!

Os sistemas de CRM ajudam os negócios de retalho a melhorar a sua relação com os clientes, a dar prioridade à geração de leads e a aumentar a produtividade.

Uma ferramenta de CRM é uma excelente forma de gerir os dados dos clientes, o que poderá ajudar a melhorar a relação com o cliente. Ajuda também a dar prioridade à geração de leads e a aumentar a produtividade.

Um bom sistema de CRM tem a capacidade de recolher informações sobre cada cliente à medida que interagem com a sua marca, para que saiba exatamente quem são, onde fazem compras e os produtos que adquirem. Tudo isto significa que é mais fácil definir ofertas relevantes para que os clientes continuem a recorrer ao seu negócio quando têm uma necessidade. Se não sabe bem por onde começar, marque uma reunião gratuita com a nossa equipa de CRM aqui.

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