É possível atingir os três critérios fundamentais num projeto: Velocidade, Custo, Qualidade?

Cada projeto tem três critérios fundamentais: velocidade, custo e qualidade. Um projeto só pode ter os dois e é forçado a eliminar o terceiro, por isso pode ser rápido e pode ser barato, mas a qualidade pode faltar. Pode ser da melhor qualidade e concluído rapidamente, mas depois não será barato.

A definição de velocidade, custo e qualidade varia de indústria para indústria, negócio para negócio, e às vezes também de departamento para departamento. A tecnologia mudou significativamente estas definições ao longo dos anos, redefinindo o que significa ser caro, ou o custo necessário para atingir a alta qualidade.

Problemas complexos normalmente requerem soluções complexas. Soluções complexas requerem ferramentas dispendiosas, que por sua vez requerem competências raras e, portanto, recursos humanos dispendiosos. Vejamos a digitalização dos produtos como exemplo, sejam documentos ou outros. Milhares de itens que precisam de ser digitalizados de forma uniforme para serem enviados para um repositório central: a solução mais barata com a mais alta qualidade associada é os recursos humanos dos empregados para digitalizar continuamente itens, corrigir e carregar. Uma solução barata de qualidade relativamente elevada que requer meses de trabalho para realizar.

Tradicionalmente, a aplicação da inteligência artificial (IA) e o reconhecimento de caracteres óticos (OCR) tem sido uma nova solução para tais problemas há muito tempo. Um modelo de IA é treinado para aprender e compreender documentos, extrair informações pertinentes, corrigir defeitos físicos. Mas, uma solução de IA requer recursos dispendiosos e ferramentas caras, ao mesmo tempo que encurta significativamente o tempo de retorno. Este é um custo significativo do Capex para um projeto único que, quando concluído, será arquivado. Sem perspetivas de longo prazo e com custos iniciais significativos, esta solução não é válida para a maioria das pequenas e médias organizações.

Uma solução: Power Platform do Microsoft Office Suite

Ou tem sido até então. O Power Platform, disponível em pelo menos uma forma rudimentar como parte do Microsoft Office Suite, traz ferramentas tão poderosas a qualquer organização, para um baixo custo operacional.

Numa recente implementação do Power Platform pela iMovo para um grande retalhista local, o Power Platform foi utilizado para desenvolver uma aplicação móvel, implantada tanto em iOS como Android, que depois implementou modelos de IA pré-construídos para extrair informações das embalagens de produtos e armazená-la no Excel, para posteriormente ser enviada para um website.

Com um rápido tempo de retorno, baixo custo e alta qualidade, este retalhista conseguiu acelerar a digitalização das categorias alimentares por uma ordem de grandeza. Como? Ao passar de vários funcionários a retirar itens das prateleiras para introduzir os seus dados manualmente, em excel, a digitalizar itens e enviando-os para uma base de dados central com apenas um smartphone.

Os benefícios são inúmeros. Pouca necessidade de investimento significa que um projeto é válido mesmo que seja um custo pontual, e um tempo de retorno rápido alimentado por uma nova era de desenvolvedores de RPA cujo objetivo é a velocidade e eficiência ideais com o mínimo custo. Se está interessado em obter mais informações sobre um projeto, contacte-nos aqui.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *