O seu manual de implementação da estratégia de Transformação Digtial

Com a disrupção digital a tornar-se mais desenfreada que nunca, a transformação digital está a mudar a forma como as empresas operam. Quer se trate de uma melhor recolha de dados ou melhor experiência do cliente, as empresas percebem a importância e os benefícios da transformação digital. As oportunidades de crescimento e a pressão da competição são alguns fatores críticos da transformação digital. Assuntos, como a conformidade com o RGPD também impulsionam a digitalizarem-se.

O que é a transformação digital?

A transformação digital refere-se às formas pelas quais as empresas se adaptam ou reinventam a sua oferta aos clientes, com recurso a tecnologia. O que pode incluir novas formas de envolver os clientes, comercializar produtos ou serviços, ou automatizar fluxos de trabalho e processos para melhorar a experiência do cliente. No cerne da transformação digital, estão valores como a produtividade, alta velocidade, escalabilidade e a agilidade.

A transformação digital pode ser diferente para cada empresa. É único em todas as empresas, pois depende da sua oferta, objetivos e valores. Esta é uma jornada que incentiva a introspeção e a identificar oportunidades para melhorar pessoas, tecnologias e processos.

Quais são os pilares da transformação digital?

De acordo com a Harvard Business Review, existem quatro pilares da transformação digital.

  • Elevação de TI

Para a maioria das empresas, a transformação digital começa na atualização da sua estrutura de TI, cloud e bases de dados. Para muitas empresas, é também a oportunidade de modernizar os seus sistemas de TI e comunicações. A atualização dos seus sistemas de TI ajuda a melhorar a eficiência dos colaboradores e a sua satisfação, o que reduz custos de manutenção.

  • Operações de digitalização

A transformação digital também pode ser utilizada para simplificar e otimizar os processos atuais. As empresas podem ponderar automatizar processos manuais para economizar tempo, dinheiro e recursos. As ferramentas digitais, incluindo as alimentadas pela Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Internet of Things (IoT), podem ser utilizados para dinamizar o crescimento do negócio.

  • Marketing digital

O marketing digital é o pilar da transformação digital que o ajuda a encontrar soluções online para chegar a novos clientes e criar brand awareness. É uma forma rentável de direcionar o público certo para construir a marca e aumentar as receitas.

  • Negócios digitais

A transformação digital oferece as bases para a criação de novos negócios digitais. Pode também proporcionar oportunidades para a criação de novos modelos de negócio, produtos, serviços ou novas fontes de crescimento.

Como implementar com sucesso a transformação digital?

A transformação digital já não é uma escolha, é uma necessidade. Eis como pode implementar com sucesso a transformação digital na sua empresa.

  • Identificar as capacidades digitais de que precisa

A transformação digital parece diferente de empresa para empresa. Comece por identificar as capacidades digitais que o beneficiam imediatamente. Por exemplo, se tiver um centro de contacto, poderá beneficiar imediatamente de uma solução de chatbot.

  • Eliminar a separação entre tecnologia, operações, vendas e marketing

Os silos organizacionais podem muitas vezes impedir as empresas de aproveitar ao máximo as oportunidades. Ao reunir colaboradores de diferentes departamentos, pode obter ideias que são pragmáticas e contextuais. Este pensamento pode ser muito útil na implementação de novas metodologias para o design de software e desenvolvimento de produtos.

  • Compreender a perspetiva do cliente

Com a pressa de transformar digitalmente o seu negócio, não se esqueça do cliente. Faça o que puder para entender o que os seus clientes querem ou precisam. Vai ajudá-lo a identificar em que tecnologias gostaria de investir.

  • Acertar no básico

A transformação digital é um processo contínuo. Antes de começar o processo, corrija primeiro a sua tecnologia básica. Por exemplo, pode construir um site estável e de rápido carregamento. Pode também trabalhar na definição adequada dos seus processos e no planeamento dos seus projetos para que a transformação digital seja implementada de forma eficiente.

  • Criar um mapa

A transformação digital não é um exercício único, é uma viagem, por isso um mapa para facilitar a viagem. Por exemplo, pode determinar quais os projetos que podem ser executados paralelamente, pode querer executar esses projetos em conjunto, quando dependem uns dos outros. Um mapa também o ajuda a determinar os recursos e competências que precisa para cada projeto.

As empresas digitais estão no topo da cadeia alimentar e as tecnologias criam oportunidades de receita. Se ainda não transformou a sua empresa, está na hora de começar agora. As nossas equipas experientes nas áreas de CRM, Experiência do Cliente, BI e Analytics e RPA estão ao seu dispor para desenhar e implementar uma estratégia de transformação digital, independentemente da dimensão do seu negócio. Contacte-nos.

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