Porque utilizar o CRM para construir melhores relações com os seus clientes?
A aquisição de clientes é um desafio para qualquer empresa. No entanto, torna-se cada vez mais difícil reter estes clientes e construir uma relação forte. As empresas investem em estratégias de marketing e iniciativas de atendimento ao cliente para, não só crescer, mas também manter a sua base de clientes. A forma como uma empresa gere a sua base de dados acaba por determinar o seu crescimento, e em última instância, o seu sucesso.
É aqui que entram os CRMs, uma vez que ajudam as empresas na gestão eficiente da sua base de dados e também a construir relações valiosas e duradoras com os seus clientes.
Porque é importante construir relações fortes com os seus clientes?
Podemos afirmar que nenhum negócio consegue existir sem clientes. Quanto mais nos focarmos nas relações, maior é a sua satisfação. A maioria das empresas que implementam um CRM, estão a investir nas suas relações, de forma a aumentar a fidelização dos clientes.
Uma das principais funcionalidades na maioria dos sistemas de CRM é a Gestão de Contactos. Quando as empresas são capazes de fazer uma gestão eficaz das informações de contacto, conseguem agilizar a relação com os clientes. À medida que o negócio cresce, a base de cliente também aumenta.
Um CRM ajuda-o a dinamizar e centralizar as comunicações com os clientes existentes e potenciais. Não perde informações importantes dispersas em emails, folhas de cálculo e post-its. Uma visão única da informação, ajuda-o a manter uma comunicação consistente com os clientes, independentemente de com quem esteja a falar na empresa.
As empresas podem avaliar todos os sinais e focar-se em nutrir todos os clientes, ao criar relações duradouras. Ao implementar uma solução CRM, pode recolher todos os dados necessários e fazer com que estes clientes se transformem em relações valiosas. Não há clientes bons ou maus, só relacionamentos.
Como é que o CRM ajuda a construir melhores relações com o cliente?
Um sistema CRM traz inúmeros benefício, entre os quais:
Permite conhecer melhor os clientes
Um CRM armazena todas as informações do cliente num único local. As suas equipas de atendimento ao cliente, marketing e vendas têm acesso a informações completas do cliente, o que ajuda a oferecer uma comunicação consistente e uma experiência do cliente positiva. Personalizar a sua comunicação também se torna muito mais fácil com um CRM.
Facilita a segmentação eficiente
A segmentação ajuda-o a compreender o seu público para que possa adaptar as suas comunicações de acordo com as suas necessidades e preferências. Direcionar um segmento específico de pessoas é sempre mais eficaz do que atingir um público mais amplo.
Com um CRM, pode dividir a informação do cliente em várias categorias, o que facilita a criação de listas focadas. Ajuda-o a adaptar as suas ofertas, estratégias e até mesmo lançamentos.
Ajuda a melhorar a retenção de clientes
O CRM não só ajuda a encontrar e nutrir potenciais clientes, como também ajuda a manter os seus clientes existentes. Pode definir lembretes para contactos e e-mails de acompanhamento. O CRM também pode ajudá-lo a contactar clientes com quem não tem estado em contacto há algum tempo. Um e-mail personalizado ou uma chamada de acompanhamento de vez em quando poderá fazer com que esses clientes se sintam ouvidos e valorizados.
A retenção de clientes é crucial para o sucesso do negócio. Um aumento de 5% na retenção de clientes poderia potencialmente aumentar os seus lucros em 25% para 95%. Reter clientes existentes também é mais barato do que adquirir novos, pois tem de gastar seis a sete vezes mais na aquisição.
As relações com o cliente são cruciais para todas as empresas
Um cliente é muito mais do que uma oportunidade de venda. Pode ter os melhores produtos e serviços. No entanto, se não nutrir a relação com os seus clientes, pode esquecer a venda. O CRM ajuda-o a gerir estas relações, ao dar-lhe as ferramentas para manter o contacto com todos os clientes e estar lá quando este tem a necessidade.
No iMovo temos uma equipa de profissionais com anos de experiência em CRM. Se estiver interessado em mais informações, pode solicitar uma reunião gratuita aqui, onde podemos trabalhar consigo para desenvolver a estratégia certa para o seu negócio.
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